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LIDERANÇA POR VOCAÇÃO

Vigilante Inteligente
26 setembro, 2013
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LIDERANÇA 
O líder nato nasce com esse dom ou pode simplesmente adquiri-lo com o passar do
tempo? Não se pode deixar de considerar que o líder tem aspectos bastante
particulares que podem projetá-lo nas organizações de uma forma mais rápida.
O líder está constantemente em um processo de mudanças, ele busca criar novas idéias
e, conseguintemente, gerar mais trabalho. Em situações nas quais o líder não ocupa uma
posição de destaque, o chefe prefere deixar tudo como está, não mudar nada, do jeito
que gosta. Seja por uma situação de comodismo, seja simplesmente, pelo “medo” de
mudar em função abrir oportunidades para coisas novas.
Tem-se em alguns casos relacionados à mudança, o conflito dos momentos do Líder e o
Chefe. Algumas particularidades destes podem ser esclarecidas dentro das
organizações:
O líder passa a maior parte do tempo convencendo as pessoas a seguirem suas
idéias. Já o chefe não precisa convencer ninguém, manda fazer o que quer e pronto!
Afinal, todos são seus subordinados e têm de obedecê-lo.
O líder desenvolve uma visão e pensa no futuro todo o tempo; o chefe não gasta
tempo com esse "romantismo administrativo", quer mesmo é atingir rapidamente os
objetivos, custe o que custar, ver resultados.
O líder é apaixonado pelo trabalho e trabalha para o sucesso de todo o seu time; já
o chefe coloca todo o seu time trabalhando para o seu sucesso, seu benefício.
O líder ouve com atenção todos os membros do time e suas idéias; neste caso, o
chefe faz com que todos ouçam com atenção somente as suas.
O líder acredita no alcance do bom trabalho pela motivação de seu time; o chefe
não se importa com essa psicologia motivacional. Para ele, o que vale é dinheiro, e
nada mais.
O líder aceita reclamações do time e procura melhorar sempre; o chefe é quem
reclama dos membros do time, sempre.
O líder aprende com os erros; o chefe acredita que aprender com os erros é
aprender errado.
O perfil do líder é amplamente discutido em livros, revistas, artigos, sobre o que é a
liderança. Existem diversos pontos de vista. Alguns pensam que existe um perfil de líder,
uma “fórmula” que, se atingida, modela um líder bem sucedido. Outros crêem em que não
existe fórmula e só com experiência e análise se adquire liderança.
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Acredita-se que exista o perfil genérico de um líder, suas principais qualidades e
deveres, entretanto não se crê que exista uma fórmula para chegar lá, e a experiência é
fundamental para que esses princípios e teorias possam ser postos em prática.
As características-chave de um líder ou aspirante, geralmente possuem algumas em
comum. As mais citadas são analisadas abaixo. Administrar o conhecimento em busca de soluções práticas!
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Carisma
Comunicar-se com maestria, sendo sincero e também sabendo ouvir o que os seus
subordinados têm a dizer e, com paciência e compreensão
Absorver críticas e sugestões e aplicá-las.
Aplicar novas idéias de funcionários é uma maneira eficaz de motivar os
funcionários, o que pode melhorar a gestão.
Motivar também é fundamental para o sucesso da equipe, sendo premiando-os ou
ouvindo-os com compreensão, o que os passa segurança e os faz adquirirem paixão
pelo que fazem.
Outra capacidade do líder é a capacidade de reconhecer e identificar novos talentos e
como desenvolvê-los, motivando e mostrando a importância do trabalho realizado por
eles e assim, desenvolvendo os pontos fortes e atenuando os pontos fracos do novo
talento para saber delegar a ele e aos outros as tarefas corretas. O líder não pode
ofuscar uma boa ideia pelo simples fato de temer que o subordinado ocupe o seu lugar. O
importante é favorecer as boas ideias em busca de soluções que sejam práticas e
maximize os resultados da equipe.
Para um líder é importante possuir qualidades básicas de um administrador, mas
principalmente três delas de forma reforçada: eficiência e capacidade de traçar metas
e prioridades e a capacidade de adaptação rápida à mudança, o que o torna mais estável
nessa posição. Essa flexibilidade favorece sempre a liderança de forma positiva, por um
lado proporciona ao liderado o reconhecimento pessoal e do grupo, fato que o motiva a
sempre inovar e pelo lado cria-se uma cumplicidade entre líder e liderado.
O líder também sempre deve estar apto a aprender mais, seja com os seus aprendizes ou
com alguém superior. Ele nunca pode parar de absorver informações, avaliá-las e aplicá-
las na organização. Resumindo: ele deve saber liderar a si mesmo. Sempre atuanado de
forma coordenada às suas ações e de seus liderados.
Adm. Davson Mansur Irff Silva
Palestrante do CRA,

Professor da Faculdade UNA de Contagem e do SEBRAE – ETFG,
com MBA em Gerencia de Projeto pela FGV
Mestrando na Fundação Pedro Leopoldo - UNIPEL
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