Faça parte dessa Tropa!

A Chave da Liderança - Stephen Covey

Vigilante Inteligente
11 agosto, 2013
A Chave da Liderança - Stephen Covey
Há algum tempo fui procurado por um banco que estava com problemas com o moral baixo dos funcionários.
– Não sei o que está errado – Lamentou o presidente, um jovem brilhante e carismático que fezcarreira na instituição.
 

A produtividade e o lucro estavam em queda, e ele culpava os funcionários:
– Por mais incentivos que lhes dê, eles não saem do marasmo!
Ele estava certo: O ambiente parecia envenenado pela descrença e pela falta de confiança. Durante dois meses fiz workshops, mas nada parecia funcionar.
– Como é que alguém pode confiar no que acontece aqui? – Uma observação comum feita pelos funcionários, mas ninguém me revelava a fonte dessa desconfiança.
Finalmente, numa conversa informal, surgiu a verdade. O presidente, que era casado, estava tendo uma relação extraconjugal com uma funcionária, e todos sabiam.

(Texto Extraído do Livro 8º Hábito, de Stephen Covey)

Liderança é relacionamento, e todo verdadeiro relacionamento é baseado em confiança, portanto, se não houver confiança, tampouco haverá liderança.
A confiança é a chave da liderança. Carisma, conhecimento, poder, status, personalidade, simpatia e muitas outras coisas podem abrir muitas portas, mas em liderança, somente a transparência, o caráter e a integridade as manterão abertas, porque estes são os únicos comportamentos capazes de estabelecer relacionamentos de confiança entre as pessoas.

Você se relaciona verdadeiramente com pessoas em quem não confia? Se um líder mente, engana, ou oculta informações para obter quaisquer tipos de vantagens, está naturalmente transmitindo aos seus liderados, ainda que sem palavras, a seguinte mensagem: “Se eu engano a empresa, meu chefe, fornecedores, clientes, família ou amigos, também vou enganar você!”. E ai a falta de confiança se estabelece, a liderança desaparece, a autoridade evapora, e o líder então se vê obrigado a fazer uso do poder para que as coisas aconteçam.
Uma das principais características de um verdadeiro líder é a capacidade de influenciar pessoas para que o sigam na esperança de chegar a lugares que, sozinhas, provavelmente não conseguiriam. Ninguém segue alguém em quem não confia, a não ser que seja forçado a fazê-lo e, nesse caso, tornam-se subordinados, e não liderados. Para que a verdadeira liderança se estabeleça, para que exista relacionamento entre líder e liderado, é preciso que haja confiança, algo que se constrói por meio de ações que revelem transparência, integridade e caráter, porque o exemplo não é apenas uma das maneiras de influenciar pessoas, senão a única.

“A qualidade suprema de um líder é, sem dúvida, a integridade. Sem ela, não é possível qualquer sucesso real, seja entre um grupo de operários, uma equipe de futebol, um exercito, ou um escritório”. (Dwight David Eisenhower – Presidente do EUA)

Réplica de:

Portal Influenciar      By Alex Monteiro.



Postar um comentário

Vagas no Seu Email

Vagas Aqui

 Vagas de Emprego